domingo, setembro 12, 2004

 

 

Impulso...


...... Posted by Hello

Qual é o impulso que leva um tipo, a deslocar-se cento e muitos quilómetros desde Évora, com uma prancha de surf no carro, até Sines, em pleno Inverno, para lá chegado, surfar 1 hora apenas, contemplando o sublime pôr do sol, ainda dentro de água. Saír com as primeiras estrelas no firmamento atrás de si, a despontarem timidas, comer dois donuts, beber uma Sagres de lata, fumar um canhão e comer uma maçã, pegar no carro e voltar para Évora, já com a noite como companheira, com um enorme sorriso de orelha a orelha ouvindo Bob Marley até ao seu destino?

Pois bem, como se pode depreender, esse tipo sou eu mesmo. Nessa terça feira, estava acompanhado com um amigo que alinhou numa maluqueira das minhas. Mas cheguei a fazer este itinerário sozinho... mas e afinal, qual é o impulso?

A busca incessante por parte de uma raça de seres humanos, não uma raça de cariz genético, não uma etnía, e sim, uma raça de seres que pensa e (i)racionaliza de forma diferente, essa raça de insensatos mentores de um prazer só sentido por eles mesmos - surf. Uma busca eterna, por um sem número de efemérides, efémeras manchas de felicidade a cada quilómetro que se ganha ao tempo, a cada rasgada que se desenha numa onda, a cada fio de cabelo que ondula ao sabor das marés.

O simples acto de percorrer milhas, milhas atrás de milhas, tudo na busca do equilibrio cósmico entre o espirito humano e a natureza, mãe de todas as coisas. Sublime acto de atravessar uma barreira hipnótica que nos barra o caminho a cada segundo que passa, e nos faz ficar, estáticos, presos a uma monotonia, a uma rotina grotesca, amarrados apenas aos sonhos sonolentos de um intervalo nocturno, sublime acto, esse o de atravessar essa barreira mental e voar, ser livre e seguir o sonho de um míudo, esse é o impulso.

Inexplicável por palavras, representado por actos, entendido em sentimentos. Incompreendido por quem não consegue atravessar a barreira e libertar-se da opressão pseudo-altruísta de uma sociedade gasta e escrava de uma mecanização errante.

Uma consciência global, que se tenta libertar deste "Admirável Mundo Novo", cada vez mais recorrendo à simbiose metafisica entre corpo, alma e natureza, actos de plenitude espiritual, amarrados a inumeras sensações que cada um de nós sente de forma diferente, mas com o mesmo denominador comum: a liberdade de ser verdadeiramente feliz. E cada surfista, cada viajante, ou cada surfista viajante, soulsurfer, ou o que lhe quiserem chamar, é um daqueles marginais que não sucumbe aos profetas do apocalipse, aos vendedores de sonhos baratos ou aos sorridentes mentores da salvação divina.

Amor ao surf, a paixão pela estrada, a "falta de vergonha" em sentir o pó da estrada, o frio do off-shore ou a humidade de uma gota de água, é tudo o que faz viver este ser de raça marginal, beduíno, cigano ou simplesmente: surfista!

PS: Mais um texto antigo! o último de Fevereiro deste ano. parte dele foi publicado na SurfPortugal nº135, na rubrica "Voz da Tribo". Pá, já agora comentem que sempre dá alguma pica para continuar a escrever!!!


Comments:
"""é pá!... a malta lê mas não tem tempo para comentar, pecebes???"...é o que me dizem a mim, amigo custoias ( sou eu o azenhas...) o meu driver é a pesca...mas ainda hei-de experimentar o surf... Da minha janela...boa semana!
 
Amigo custóias... conheces o sabor do mar, as histórias que tem para contar. E és como uma criança, sempre àvida por aprender... eu sinto isso na serra, perdido nos recantos da natureza. Sei como é... e havemos de ouvir muitas histórias ainda, enquanto deslizamos pelas ondas, desse mar que é tão teu!
Abraço.
 
A vida são dois dias. Impulsos destes, sempre...
 
Hum..m q bem!o teu blog ta' mt fixe!Fala d1a cena bm interessant..o surf!Sinto as cenas q escreves(inda!!) mt(pco!!)intensa/e!M a sensaçao de str encima d1a prancha e sentir m part daquela imensidao toda..ninguem m tira!E' td..ou quase td!Continua a screvr..q eu vou ctinuando a ler!!
E ja' agora..E'vora e' a tal cidd!cheia de gands encants!longe da H2O salgada..m enfim..na podia ser perfeita!!:o)
 
necessario verificar:)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?