sábado, janeiro 01, 2005

 

 

FELIZ 2005

É a primeira transição de ano que este blog vive desde a sua criação, que remonta quase a um ano de existência... por isso este post é especial: FELIZ ANO NOVO... cheio de coisas boas, principalmente de saúde a um nivel mais individual... globalmente queria mais paz, menos tragédias... mais harmonia entre os povos, mais humanidade.

Humanidade essa que só conseguimos descobrir em tempos de crise como a que se vive actualmente no sudoeste asiático. É normalmente a única coisa positiva destas catástrofes: mostrar o que de melhor há no ser humano. Uma tragédia imensa causada por uma das mais fascinantes e poderosas forças da natureza: a força do mar! Tsunami, li esta palavra pela primeira vez, já lá vão muitos e muitos anos, era ainda um miudo, e já o meu fascínio pelo mar se manifestava o que em consequência trouxe também um fascínio pelo novo fenómeno, que anda agora na boca de todos - tsunami - nasceu em mim. Não esperaria um dia poder assistir à sua força destruidora, e muito menos aperceber-me que a força de um fenómeno destes é bem maior do que imaginava - ouvira falar em ondas de 30 metros e só assim imaginava tal destruição... estas tinham não mais de 10 metros. Enfim... o meu respeito pelo mar se já era grande... tornou-se maior.

Sentimo-nos insignificantes ao pé da força da Natureza... a mesma que não respeitamos (o que neste caso concreto não se verifica pois não foi consequencia directa ou indirecta da acção humana), a mesma que teimamos em desprezar e negligenciar (e aqui o ordeamento da costa é uma acção directa do homem, a destruição de dunas potencía e em muito uma catástrofe desta dimensão...)... é necessário uma consciencialização da nossa posição enquanto seres, parte integrande da Natureza, membros de um sistema dinâmico que tende para o equilibrio, um equilibrio feito por vezes à custa de vidas humanas, consequencia irónica da nossa própria contribuição para o desequilibrio que criamos no sistema através das nossas alterações antropogénicas... a Natureza mais não faz do que se readaptar, re-equilibrar!!

Por isso, reitero... os meus maiores desejos para 2005 são: PAZ, SAUDE, RESPEITO E HUMANIDADE nas mentes e no coração de cada um de nós, para com os nossos semelhantes e para com o que nos rodeia... talvez assim, muita coisa possa ser evitada.
Comments:
Um Feliz Ano Novo para ti também. Quanto ao tsunami... :((((((

Bjinhos, Formiguinha

http://formiguinha.blog.simplesnet.pt/
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?