terça-feira, janeiro 18, 2005

 

 

Salvem a Onda de Carcavelos

Este blog não só tem sido um local de opinião, reflexão e crónica, mas também um local de divulgação e activismo. É verdade que poderia ter um carácter informativo bem mais amplo e assíduo, mas a verdade é que nem sempre existe tempo disponível além, da minha manifesta incapacidade para me manter totalmente informado relativamente a determinados eventos.

Como é apanágio deste espaço continuo a divulgar alguns atentados contra o litoral (e não só) e consequentemente contra algumas ondas portuguesas, o que infelizmente parece estar a tornar-se hábito. Mais uma vez tenho de utilizar este espaço para divulgar uma petição contra a destruição de uma onda nacional... desta feita, uma das históricas e mais perfeitas ondas portuguesas: a onda de Carcavelos. Uma autêntica fábrica de campeões de onde têm saido alguns dos melhores surfistas nacionais, que é agora ameaçada pela construção de dois pontões, obra inserida no programa de requalificação da orla costeira, segundo uma noticia avançada pelo Público no dia 13 de Dezembro de 2004.

Assim aqui fica o endereço para quem quiser assinar: http://www.petitiononline.com/letter01/ .

Surfista ou não surfista, esta é uma questão que nos tem de motivar a todos, pois a destruição de mais uma onda não significa simplesmente a destruição de um fenómeno natural, mas sim a destruição de um símbolo do surf nacional, a destruição de um local onde miudos desde muito novos aprendem, não só a domar uma onda, mas também e mais importante, aprendem a respeitar a natureza, a tirar partido desta, a partir de uma relação de simbiose e harmonia, algo cada vez mais dificil de encontrar nas sociedades actuais e, por fim, a destruição desta onda, bem como de outras por esse país fora, é mais uma machadada num desporto em ascensão que, para além da popularidade que vem ganhando, tem contribuido sobremaneira para uma educação ambiental, para um estilo de vida mais saudável e para um equilibrio espiritual inerente à sua prática... valores cada vez mais secundários nas sociedades modernas, e que este é um desporto/estilo de vida, que os fomenta e fortalece. Por isso, este não é um assunto apenas da comunidade surfista, e sim de toda a sociedade civil!

Esta como outras petições estão disponíveis permanentemente no local dos "Links" na barra do lado esquerdo (atenção também à petição para o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina) pois estes problemas não devem ser tomados em consideração apenas quando nos batem à porta (leia-se no nosso "quintal").


This page is powered by Blogger. Isn't yours?