quarta-feira, junho 29, 2005

 

 

"Only a Surfer knows the feeling"

Andava eu a deambular pelo blog antigo... e eis que encontro este texto (que me lembro, até foi integralmente transcrito num blog brasileiro que uma vez achei aí pela blogosfera):


Em tempos já passados, não muito distantes desta paragem a que chamamos presente, lembro-me de um célebre slogan da Billabong que dizia: "Only a surfer Knows the feeling".

E lembro-me tão bem, que apenas há pouco tempo, e depois de ler algures (que sinceramente não me lembro onde) essa mesma e emblemática frase, me dei conta do seu progressivo e discreto desaparecimento, facto até agora, lançado inconscientemente para o baú das minhas não-recordações.

Este slogan, alimenta em mim duas sensações diferentes: uma é uma dissertação a outra uma recordação.

Começando pela última, lembro-me bem de quando a minha atenção se começou a virar para este slogan, e o efeito fascinante, sonhador que o mesmo teve sobre mim. Lembro-me de querer aquela t-shirt ou aqueles calções. Lembro-me de me querer vestir com aquelas roupas e de adorar ver o Baywatch, de adorar as idas à praia, de progressivamente o meu corpo e a minha alma serem assimilados por todo este espírito, por toda esta onda em torno do surf. Em Peniche, num dado Verão, há já 8 anos, finalmente a minha atenção virou-se definitivamente para o mar, um ano depois o surf entra objectivamente na minha vida, com a minha primeira Surfportugal. E desde aí, aquilo que potencialmente seria mais uma mania típica da adolescência, tornou-se na minha maior paixão seguindo-se a minha prancha de surf em segunda mão, do meu fato, das minhas primeiras viagens sozinho para a praia, etc. E agora quando me recordo deste slogan, a minha alma sorri e pensa... foi nesta altura que tudo começou!

Dissertando um pouco à volta deste slogan, ou melhor, à volta do seu significado, eu não poderia estar mais de acordo com o mesmo. Quando tentamos definir surf, não conseguimos, e se não quisermos gastar tempo, palavras, tinta, seja o que for, podemos sempre responder: Only a surfer knows the feeling.

Sim, porque tentar compreender o que é o surf, sem nunca ter experimentado as sensações básicas que este acto pode proporcionar ao comum dos mortais, é tentar descrever algo que nunca se viu. Surf é mágico, é vida, é liberdade, é amor, é respeito por algo que já poucos vão respeitando: a Natureza, o mar. É também na sua essência, uma comunhão livre e profunda com todos os elementos, com o corpo e a alma. Amar com o coração, suar com o corpo... e no fundo apresentar uma definição de felicidade, resumida em algumas horas dentro de água, projectada para fora dela.

O surf mais do que tudo, vive-se.

É uma paixão que resiste, talvez a única! E ainda bem que hoje sou um apaixonado pela paixão que resiste: Surf.

- 26 de Abril de 2004 -

Comments:
Não vou comentar, os meus neuronios ja tão adormecidos! Deixa-me ir dormir...... chato! PS: Há mais paixões k resistem... e eu sou apaixonada por uma delas!!
 
Quando se tem uma paixão assim por algo dificilmente ela será abalada por alguma coisa. Bjinhos**
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?