domingo, outubro 30, 2005

 

 

Portugal Campeão da Europa!!


Portugal sagrou-se, este domingo, Campeão Europeu de Surf por equipas e arrebatou mais três títulos individuais. Naquela que é a mais importante competição europeia de surf (por equipas) Portugal volta a sagrar-se campeão europeu, confirmando todo o seu favoritismo, não só por jogar em casa, como por todo o seu historial enquanto potência inquestionável do surf europeu.

Este Eurosurf 2005 decorreu na Praia Nova - Costa da Caparica, entre os dias 22 e 30 de Outubro.

Fica aqui a crónica final do Beachcam Laboratório:

O último dia de campeonato antevia-se bastante competitivo devido a diferença mínima que existia entre Portugal e França. Com umas condições do mar bastante difíceis devido a ressaca da tempestade e o tempo encoberto deu-se início às grandes finais.

Na primeira final do dia de Longboard e num heat bastante disputado Eliot Dudley (Wal) levou a melhor e sagrou-se campeã europeia deixando em segundo lugar o atleta Jonathan Larcher (Fra), em terceiro lugar ficou o atleta Sam Bleakley (Fra) e em quarto lugar o nosso atleta Bruno Grandela.

De seguida começou a final de Surf Master onde o nosso Pedro Araújo não deu hipóteses à concorrência deixando em 2º lugar Jamie Owen (Eng) em 3º Chris Griffiths (Wal) e em 4º lugar Stefano Giulinani (Ita).

Na divisão de Surf Sénior Daniel Garcia (Esp) ganhou o título. O português Paulo Rodrigues ficou na 2ª posição e Didier Piter (Fra) na 3ª posição e Clayton Lidster (CHI) na 4ª posição.

Por volta das 13 horas começou a final de Bodyboard Feminino. Numa final empolgante Rita Pires sagrou-se campeã europeia e remetendo a Eunate Aguirre (Esp) para a 2ª posição e Eloise Bourroux (Fra) para a 3ª e Claire McGowan (Eng) para a 4ª Posição.

De seguida começou a única final com dois portugueses Bodyboard Open. Numa bateria discutida até a ultima onda, o francês Cedric Dufaurre conseguiu sagra-se campeão Europeu. Os portugueses e Silvano Lourenço e Hugo Pinheiro ficaram respectivamente em 2º e 3º lugar deixando Álvaro Ortiz (Esp) na ultima posição.

Por volta das 15 horas iniciou-se a penúltima final deste campeonato – Surf Feminino. Numa final bastante difícil devido as condições do mar, Patrícia Lopes e Marie M. Abral (Fra) controlaram o heat desde o início disputando entre si o primeiro lugar, disputa essa que viria ser ganha pela francesa que assim se sagrou campeã Europeia Surf Feminino e Patrícia Lopes ficaria em 2º lugar com uma grande margem sobre o 3ª, Estivaliz Estremo (Esp) e a 4ª Adelina Taylor (Esp).

O Surf Open foi a final do nosso contentamento e era decisiva para as aspirações ao titulo da equipa portuguesa. Assim numa final bastante emotiva a mais jovem promessa da nossa equipa Miguel Ximenez dominou por completo esta final fazendo a melhor onda da bateria. Assegurando assim o primeiro lugar e sagrando-se campeão Europeu contra adversários de peso. Na 2ª e 3ª posições ficaram respectivamente Simon Marchnd e Joan Duru de França. Em 4º lugar ficou Adi Gloska (Isr)

Assim no final da competição Portugal sagrou-se campeão Europeu de Surf deixando a França a nossa grande rival na segunda posição e a espanha, actual detentora do titulo na terceira posição

Seguiu-se a entrega de prémios deste EuroSurf 2005 com muito publico e todas as equipas desta competição presentes o que deu um colorido diferente a cerimonia.

A cerimónia começou com uma demonstração de Yoga Avançado Individual pelo Grupo TÁNDAVA da Associação Lusa de Yoga, executadas por surfistas praticantes de Yoga, demonstrando os espectaculares benefícios desta prática à qual se seguiu a entrega de prémios. Durante cerimónia, John Huw da European Surfing Federation, resumiu bastante bem o objectivo deste evento, ao afirmar que esta competição pretende incentivar o surf e bodyboard europeu. John Huw deu ainda os parabens a organização portuguesa pelo evento.

O CAMPEONATO DA EUROPA DE SURF- EUROSURF 2005, foi uma organização do Centro Internacional de Surf e da Natural Factor com a colaboração do Centro de Yoga da Costa de Caparica – especializado em Yoga para Surfistas.

Esta prova realiza-se de 2 em 2 anos sobre a égide da ESF - European Surfing Federation e da Federação Portuguesa de Surf e atribui títulos individuais e por selecções.

Competem neste Eurosurf cerca de 13 Selecções, compostas por 21 elementos cada, entre elas: Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Gales, Alemanha, Itália, Holanda, Suiça, Suécia, Israel e Channel Islands.

Está assim de parabéns o surf português, não só pelo resultado alcançado nesta competição, mas também pelo 9º lugar de ontem de Tiago "Saca" Pires no WQS 6* de Florianopolis, que o coloca muito próximo do circuito WCT, o Grand Slam do surf mundial.
Comments:
É sempre mais fácil aproveitar o trabalho dos outros.

Porque não fazeres a tua própria crónica?Claro,sopas e descanso...

Filipe Santos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?