quarta-feira, agosto 23, 2006

 

 

Soulfy - quem e porquê?


Pequeno trabalho sobre Max Cavalera, que encontrei na net...


Falar de Soulfly neste espaço, não é já uma novidade!
No entanto, se a memória não me atraiçoa, nunca expressei o quanto esta banda, e especialmente o seu vocalista, mentor e compositor Max Cavalera, me tem influenciado ao longo dos anos!
Passam dez anos desde que pela primeira vez escutei o ultimo album de Sepultura com o Max - Roots - e desde o primeiro momento, o exotismo, o poder e a mensagem que emanava da voz de Max e da música que a envolvia, me fascinou. Foi o album de Sepultura que juntou ao tradicional trash metal da banda brasileira, traços culturais brasileiros, nomeadamente os instrumentais indigenas.
Max saiu dos Sepultura quase de seguida e criou Soulfly! Desde então acompanhei a carreira de Max em Soulfly, e esta banda tornou-se a minha banda favorita desde o primeiro album. O experimentalismo que Max proporciona a cada uma das musicas que escreve e compõe é algo de notável numa banda de metal. Soulfly não se fica pelo metal ortodoxo. Não é uma banda amarrada a um estilo metaleiro puro e duro. É antes uma banda que adiciona a cada novo trabalho um sem número de recortes musicais que identificam culturas e países por todo o mundo... As sonoridades brasileiras estão sempre presentes - samba, bossa nova, musica tradicinal indigena, berimbau, etc - mas não se limita a isso! Sons da Sérvia, India, Jamaica, Magreb, etc são frequentemente audiveis em muitas músicas. Bem como outros tipos de música - reggae, hip hop, soul, flamenco, dub, etc - fazem também, e desde o inicio, parte integrante da indentidade musical desta banda!
É minha convicção, não só pelo que conheço desta banda e pelo que venho apreendendo ao longo dos anos, dos idealismos de Max Cavalera, que todas estas miscelandias que tornam Soulfly na primeira banda de world metal, advêm essencialmente do modo de estar na vida de Max. No pressuposto primeiro de passar uma mensagem, seja ela sob que forma for, em função de estados de espirito muito pessoais - seja sob poderosos e raivosos rifts de guitarra, seja sob limpidos e suaves flows de soul feminino - Max põe em cada música que fabrica, um sentimento genuino, uma razão poderosa que o leva a escrever aquilo, expressando o modo como assiste ao desenrolar da historia contemporânea deste nosso planeta em crise.
Soulfly é uma banda com algo a dizer. Sempre com alguma coisa para contar, com alguma mensagem para passar, focando sempre a sua atenção nos ideais ambientais, sociais e religiosos!
Quantas bandas de trash metal no mundo gritam bem alto "You can't kill faith/ You can't kill God."?

Em minha opinião, a música é exactamente isso: o veiculo ideal para passar ideias, mensagens e formas de pensar. Não vejo a música de outra forma, e para mim, música sem mensagem e sem conteudo é como uma máquina descartável: tem a sua piada até se esgotarem as fotografias... depois lixo!!
Tal como Max diz: "Music is a never ending process...". Porquê? Porque o mundo tá em constante mutação, e como tal, proporcionará sempre à musica, uma constante fonte de inspiração à criação artistica!
E Soulfly é sem dúvida uma das bandas que conheço, que melhor desempenha esse papel, pois é uma banda marcadamente filantrópica, à imagem do seu mentor. E isso inserido numa formula musical como o metal, é fantástico.


PS: o que isto tem a ver com o surf? Para a maioria pouco, mas para mim, Soulfly e Surf, são o complemento ideal, no desenrolar da minha constante atitude perante o mundo e o que me rodeia.
Comments:
Quantas vezes não estou sentado em cima da prancha à espera de um set e a trotear Soulfly...

Sem dúvida uma das minhas bandas preferidas que tive o previlégio de apreciar bem de perto contigo no Garage...

Gosto de algum som de metal, mas nunca apreciei a forma tão fechada como tantos dos seus fãs o encaram... Soulfly é uma banda de olhos e coração aberto para outros géneros, talvez espelhando as variadas nacionalidades dos membros da banda e isso traduz-se numa mais valia inequívoca...

Bom post ;)
 
Ao dono do Blog...
Oi, gostava que se possível me desses uma ajuda.
Sou novo nestas andanças dos blogs e estou com dificuldades em inserir videos nos meus post.
Reparei que tinhas pelo menos um no teu e queria saber se me podias explicar como isso se faz.
Se puderes envia-me um mail para carpenoite@yahoo.com
Desde já os meus agradecimentos,

Pedro.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?